DIA MUNDIAL DA ÁGUA

23 de Março de 2018

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

FACCACI COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO  E LANÇA CAMPANHA DE USO RACIONAL

A Professora Eliane Bettcher, da disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social da FACCACI, juntamente com os alunos das turmas dos 5º períodos de Administração e Ciências Contábeis organizou uma campanha para o Uso Consciente da Água na FACCACI, em seus respectivos lares e em todos os lugares possíveis. A campanha foi lançada no dia 22 de março com apresentação de músicas envolvendo o tema “Água”, cantadas pelos próprios alunos da IES. No dia 17 de março, sob a organização do Coordenador das Atividades Acadêmicas e Coordenador de Administração, Jorge Elias Piazzarolo, do Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Renan Ferreira da Silva e do Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo Paulo César Mendes Glória aconteceu também uma palestra com o tema: Água – Um bem renovável ou não? - com a palestrante Kelly Nery Bighi – Engenheira Florestal e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade América, parceira da FACCACI.

Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!