Institucional

A Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim – FACCACI é uma Instituição de Ensino Superior, mantida pela Fundação Educacional Vale do Itapemirim - FEVIT. Está sediada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Região Sul do Espírito Santo, a 135 km de Vitória, capital do Estado.

Em 1968, por iniciativa do Prefeito Municipal, Senhor Nelo Volla Borelli, deu-se a fundação da FACCACI, Autarquia Municipal criada pela Lei Municipal nº 1262, de 09 de outubro de 1968. Posteriormente modificada pela Lei Municipal nº 1268, de 06 de dezembro de 1968, com autonomia administrativa, financeira e disciplinar, exercida na conformidade de seu regimento interno e da legislação do ensino superior em vigor.

A FACCACI foi autorizada a funcionar através do Decreto Federal nº 67.115, de 27 de agosto de 1970, tendo seus cursos de Administração e Ciências Contábeis reconhecidos pelos Decretos Federais números 78.951, de 16 de dezembro de 1976 e 81.835, de 26 de junho de 1978, respectivamente. Em 1970, já estruturada administrativa e pedagogicamente, a FACCACI inicia suas atividades.

Enquanto autarquia a FACCACI compartilhou suas instalações físicas com escolas da rede pública municipal e estadual.

Em 18 de janeiro de 2000 foi criada a Fundação Educacional Vale do Itapemirim – FEVIT, através da Lei Municipal nº 4955, que passou a ser a mantenedora da Faculdade, tornando-a uma entidade pública de direito privado.

Conheça mais a FACCACI

Com base em seus elementos históricos constitutivos de sua vocação educativa institucional a FACCACI estabeleceu como missão:

Formar profissionais para o mercado de trabalho, que tenham visão multidisciplinar e sejam capazes de desenvolver o senso crítico e transformador na solução dos problemas econômicos, sociais, culturais e ambientais da comunidade, dando particular atenção aos problemas locais.

Visão Generalista – Pretende-se que os profissionais formados pela FACCACI possuam uma visão generalista de organização, do macro e do micro ambientes em que estão inseridos, bem como, a capacidade de atuarem nas especificidades dos problemas das Organizações Públicas e Privadas, independente do porte e localização destas.

Visão Humanística – Intenta-se, pois, que os profissionais formados pela FACCACI possuam capacidade de interagir com outros indivíduos em seu ambiente de trabalho, em busca da qualidade relacional e produtiva.

Visão Multidisciplinar – Pretende-se que os profissionais egressos da FACCACI evidenciem capacidades de iniciativa, percepção, negociação, liderança, trabalho em equipe, cooperação e espírito empreendedor.

Como valores que sustentam os trabalhos desenvolvidos na FACCACI, tem-se:

  • Administração com transparência e respeito à diversidade;
  • Compromisso com a excelência;
  • Inovação e criatividade na construção do conhecimento;
  • Integridade e seriedade;
  • Responsabilidade Social.
  • Estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Formar cidadãos aptos para a inserção na vida profissional, para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Promover a extensão, aberta à comunidade, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural geradas na instituição;
  • Empreender um processo educativo que favoreça o desenvolvimento de indivíduos dotados de capacidade crítica, de autonomia intelectual, eticamente responsáveis e comprometidos com a resolução dos problemas sociais;
  • Buscar soluções para os problemas do desenvolvimento sustentável e responsável, por meio de procedimentos teóricos e das práticas de gestão ambiental;
  • Formar empreendedores com capacidade de pensar, agir, escolher, selecionar, objetivando a inserção no mercado de trabalho;
  • Incentivar a qualificação do corpo docente e técnico, visando a melhoria contínua;
  • Ampliar as parcerias com empresas, instituições públicas e privadas, movimentos sociais e comunidades;
  • Formar profissionais capazes de gerar informações contábeis e financeiras e administrar organizações dos setores público e privado, com princípios da ética pessoal e profissional.

Em 2000 foi dado o início das atividades para a construção da sede própria e em 28/06/2003 ocorreu a inauguração, cujas instalações oportunizam uma prática pedagógica condizente com a qualidade de ensino ofertada pela IES, concretizando um sonho da comunidade acadêmica. Passando por uma fase de reestruturação didático-pedagógica, visto que enquanto na década passada o ensino era meramente formal e acadêmico, hoje as inovações pedagógicas são colocadas em prática, visando a interação da Faculdade com a sociedade, gerando, assim, benefícios para ambas. As atividades da FACCACI são enriquecidas através de seminários, palestras, semanas culturais, cursos de extensão, convênios com ONG’s, atividades de assistência social, com vistas ao aprimoramento de sua clientela, assim como a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Nas áreas de ensino e extensão, a FACCACI pretende continuar ofertando os cursos de pós graduação lato sensu e de curta duração para atender a demanda da comunidade acadêmica e da sociedade civil.

No ano de 2018 a FACCACI completará 50 anos de existência sendo referência no ensino de Administração e de Ciências Contábeis no sul do Estado do Espírito Santo, possuindo inúmeros motivos para comemorar a sua história. Dentre eles, destacam-se o fato da sua sede própria estar construída em uma área de 30.000 m², o que proporciona à comunidade acadêmica maior conforto e comodidade em todas as suas dependências físicas. Outro motivo é a expectativa de expansão da IES com os novos cursos de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo realizados em parceria com outra IES, e a expansão da oferta de cursos de pós-graduação.