Ciências Contábeis

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim, tem como missão: Atender às necessidades da sociedade, em busca de formar um profissional desta ciência que seja capaz de assumir as profundas e frequentes transformações que ocorrem em âmbito nacional e internacional no que diz respeito a aspectos da vida econômico-financeira, política e social da nação, através de uma estrutura curricular básica, instrumental, humanística e profissionalizante.



  • Capazes de enfrentar um mercado competitivo, com agilidade no trato com as informações e tomada de decisões;
  • Com capacidade de controlar as variações patrimoniais das organizações públicas e/ou privadas;
  • Com visão global do ambiente econômico e financeiro nacional e internacional e suas influências na estrutura das organizações;
  • Com visão de apoio à administração nos processos decisórios e de controladoria;
  • Com sugestão de metas para que as empresas alcancem a maximização do uso de seus recursos e uma maior participação na coletividade;
  • Com condições de aplicar técnicas e instrumentos para o registro histórico dos fatos econômicos e financeiros que ocorrerem para as alterações patrimoniais;
  • Com elevado grau de comprometimento com a qualidade dos serviços prestados interna e externamente, através da sistemática de avaliação e processos de aperfeiçoamento;
  • Em condições de desenvolver técnicas de gerenciamento contábil visando o acompanhamento e a avaliação constante da empresa, numa interação com as melhores práticas do mercado visando assegurar a continuidade do negócio;
  • Em condições de entender a importância de sua função social, como fornecedor de informações que influenciam a sociedade, utilizando-se de instrumentos inovadores que demonstrem o avanço técnico e social das organizações, tais como o Balanço Social e a Governança Corporativa.
  • Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
  • Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
  • Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
  • Estimular através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
  • Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
  • Analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
  • Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

O aluno formado pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim, deve estar apto a ter o domínio de técnicas indispensáveis ao exercício atualizado da profissão, estar capacitado a planejar, organizar, liderar e dirigir as atividades de gerenciamento administrativo e/ou contábil nas entidades públicas e privadas, com uma visão macro e micro da globalização e ênfase na interpretação dos fenômenos econômicos, sociais e jurídicos.

O Bacharel em Ciências Contábeis é um profissional que se preocupa com a mensuração da riqueza das entidades através da implementação de um Sistema de Informações Contábeis/Gerenciais capaz de assegurar o registro e a análise das operações ocorridas nas organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos, com o objetivo de produzir relatórios que contenham informações úteis, necessárias e tempestivas para o processo decisório nas organizações.

Nesta nova visão o profissional de Ciências Contábeis, acompanhando as transformações e tendências atuais, deixa apenas de observar e registrar, envolvendo-se definitivamente com as questões que originam e exigem tais registros, numa posição crítica.

É necessário que ele conheça, participe e opine, especialmente no que se refere a melhorias nos processos operacionais e na constante busca de otimização dos recursos das organizações.

Deve ainda ser dotado de consciência crítica frente ao estágio atual da profissão e estar comprometido com as transformações necessárias para que o contador ocupe no Brasil o mesmo patamar de importância que lhe é reservado em países considerados desenvolvidos.

Buscando a melhoria contínua de seu ensino, o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim coloca-se na vanguarda da formação desse novo profissional, estabelecendo os padrões e objetivos a serem exigidos na sua formação, observando um nível de qualidade, competência e responsabilidade, que ofereça aos formandos as condições de competir em melhores condições no mercado de trabalho, atingindo assim a realização profissional.

Atualmente, destacam-se áreas em franco desenvolvimento como auditoria, perícia, controladoria, tributária, custos e contabilidade gerencial, dentre outras.

O contador é o profissional responsável pelo planejamento, implementação e coordenação do sistema de informação contábil das empresas, resultando num processo de mensuração do Patrimônio e do Resultado das organizações, servindo de base para o empresário tomar as decisões sobre os rumos dos negócios, portanto, cabe ao contador registrar os atos e fatos administrativos e analisar o impacto destes no Patrimônio e no Resultado das organizações demonstrando e avaliando a situação da empresa, por meio da geração de relatórios.

Deste modo, os profissionais formados em Ciências Contábeis devem preocupar-se e atentar para o nível de qualidade da sua formação, procurando sempre o aperfeiçoamento e desenvolvimento das técnicas e habilidades empregadas no dia a dia de sua profissão.

Há um vasto campo de atuação: Escritórios de Contabilidade, de Auditoria, Empresas Comerciais e Industriais em Geral, Repartições Federais, Estaduais e Municipais, dentre outros.

As oportunidades profissionais serão ainda melhores, caso o Contador se aperfeiçoe em setores pouco explorados, como por exemplo, os de Contabilidade Gerencial e Gestão de Custos, Controladoria e Sistemas de Informações Contábeis, Tributação, Controle Orçamentário ou Consultoria Contábil.

Existem diversas especializações contábeis que são privativas aos Contadores, algumas das quais estão inseridas nos programas das disciplinas do curso, tais como: Auditoria, Contador de órgãos públicos, Contador empresarial e financeiro e Perícia Contábil.

Nas funções mais elevadas de administração surgem os mais variados problemas referentes à Contabilidade, que abrangem todos os setores da atividade econômica.

A meticulosidade e a sociabilidade são traços que não podem faltar a um profissional que tem como atividade o planejamento, a coordenação e o controle das funções contábeis.

O profissional pretendido pela instituição tem apoio didático-pedagógico para desenvolver e evoluir suas capacidades.

Espera-se, enfim, que o profissional formado pela FACCACI seja capaz de desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que esteja inserido; que seja ético no cumprimento de suas funções profissionais e que busque, no desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, o caminho para seu aprimoramento.


Requisitos e Formas de Acesso

O ingresso dos alunos ao curso é realizado por meio de processo seletivo, o qual visa avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos que demonstrarem capacidade de aproveitamento nos estudos/atividades que integrem o curso desejado e classificá-los, dentro do limite das vagas oferecidas.

Na hipótese de restarem vagas não preenchidas a faculdade realiza o denominado Processo Seletivo Continuado, que permite ao aluno fazer a prova em outra data.

O aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, aceitos os estudos realizados com aproveitamento do curso de origem.

O aproveitamento de estudos é permitido e as adaptações curriculares são determinadas na forma das normas fixadas pelo Regimento Interno, ouvidas as Coordenações de Cursos e o Conselho Acadêmico.

As matérias dos currículos definidos pelo órgão federal competente, com aproveitamento, são aceitas pela FACCACI, ficando o aluno dispensado de qualquer adaptação, uma vez comprovada a aprovação na disciplina ou disciplinas correspondentes.

Informações do curso

  • Título Outorgado: Bacharelado em Ciências Contábeis

  • Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

  • Duração do Curso: 8 semestres

  • Quatidade de vagas: 150 / Ano

  • Turno: Noturno

  • Coordenador do Curso: Renan Ferreira da Silva

  • Situação Legal: Reconhecido pelo Decreto Federal nº 81.835, de 26 de junho de 1978 e Renovação de Reconhecimento pela Portaria Nº 703 de 18/12/2013, Publicada no DOU de 19/12/2013


Dúvidas?